4 de set. de 2013

E vem aí o MyGPTeam Turbo!




Está na reta final para lançamento o tão aguardado jogo para celular da Interactive Project s.r.l.

MyGPTeam Turbo é, assim como o MyGPTeam, um jogo manager de equipes e pilotos baseados na Fórmula 1.

Como um jogo de celular não pode deixar de ser, ele terá muita interatividade, tanto por meio do modo multiplayer, como por intervenções em tempo real do manager.

No modo multiplayer você poderá duelar em tempo real contra outros jogadores que estiverem também online. Você escolherá pilotos, peças e regulagens para saber quem será o melhor após a linha de chegada. Tudo isso em poucos minutos. Quem estiver online e aceitar seu desafio será o seu adversário. Após selecionar suas estratégias, a corrida é realizada em poucos minutos.

As intervenções podem ir desde ordens feitas para os pilotos no momento da corrida, como em conseguir ajuda-lo na escolha do melhor traçado em determinadas curvas. Isso mesmo, a ferramenta “Minigame” permiti efetuar na tela do celular o desenho do traçado ideal em curvas selecionadas pelo jogo.

Como um bom jogo manager, você pode desenvolver sua equipe investindo em motor, aerodinâmica, pneus, treino de pilotos e instruindo seu caça-talentos a encontrar os novos Sennas, Piquets e Emersons por aí.

O jogo promete. E o melhor, é grátis! É claro, se você quiser usar alguma graninha, pode investi-la em elementos destinados ao dinheiro real.

E ainda, pra quem não quiser o modo multiplayer, há também o torneio single player.


Os pré-requisitos para o jogo são: Android versão 2.3.6 em diante e processador mínimo de 800 Mhz.


Para maiores informações e outras novidades, fique sempre atento aos canais:

30 de jul. de 2013

Pilotos - explanação inicial sobre treinamentos e evoluções


Através de algumas discussões no Fórum ao redor deste assunto, resolvemos explanar mais sobre a ideia aqui no blog. Este artigo tem o objetivo de introdução ao estudo sobre os pilotos, já que para um artigo mais aprofundado é necessário pesquisas mais detalhadas, das quais não temos um trabalho concluído.

Para tanto, vamos começar da parte simples e inicial.

De acordo com o Guia do jogo (http://www.mygpteam.com/guide/gameGuide.php?page=3) os pilotos possuem um nível de talento, que pode ser "novato", "competente", "talentoso", "mestre" e "futuro campeão". Bom, até aí já percebemos que os nomes dos talentos estão ligados as cores, que indicam a qualidade do talento do piloto. Ou seja, o melhor talento que o piloto pode ter é: (em ordem do melhor para o pior)

20 - Futuro campeão
16 - Mestre
12 - Talentoso
8 - Competente
4 - Novato

Ah! Agora alguém que olhou atentamente e percebeu os números ali do lado dos nomes, deve ter ficado com uma pulga atrás da orelha. Pois se suspeitou que o número tem a ver com a qualidade do talento, então acertou na mosca!

É isso mesmo! O próprio talento é subdividido. Ou seja (novamente), um único talento é divido em 4 qualidades. Por exemplo: existe o piloto com talento "futuro campeão" (Viola, roxo ou violeta) de qualidade 17, outro piloto "futuro campeão" de qualidade 19. Onde o segundo tem progresso maior do que o primeiro.

Por isso, temos pilotos com talento "futuro campeão" (vulgo Viola), que não evoluem tão rápido quanto outros com talento também Viola.

*Obs.: É bom lembrar que o talento é uma qualidade oculta, e só é possível identificar ela com a avaliação do caça-talentos sobre o piloto. Quanto maior a qualidade do caça-talentos, mais confiável é a avaliação.


- Treinamentos

Chegamos a parte dos treinamentos. Eles são divididos em três tipo: simples, médio e avançado.

-Simples: preparam seu piloto para a corrida. Busca aumentar a forma, e exercita menos as habilidades e a experiência. Aliás, a forma aumenta mais rápido neste tipo de treino e experiência menos.
-Médio: é um meio termo, o piloto evolui a forma e a experiência, mas em níveis menores do que a forma no treino simples e a experiência no treino avançado. As habilidades também crescem, mas em menor ritmo do que na avançada.
-Avançado: treina ao máximo as habilidades dos pilotos e a experiência, mas a forma cai de nível.

Em todos os tipos de treinos, o enfoque fica na habilidade e primária e secundária selecionadas no menu de treinamento. Assim, essas habilidades crescem mais rápido do que as outras.

Mas a melhor forma para treinar um piloto é a própria corrida. Nela o piloto treina tanto a forma, quanto a experiência. Aliás, o crescimento da forma está ligado necessariamente com a posição final dele na corrida. Quanto mais na frente ele terminar, maior ganho de forma ele terá. Nas corridas, assim como nos treinos, as habilidades selecionadas no menu de treinamento são as que recebem maior enfoque. Ainda, se um piloto participou da corrida, na semana seguinte ele também poderá ser selecionado para o treinamento sem nenhum problema, e vice-versa.

Ainda, existem períodos de evolução do piloto, que estão ligadas a idade, quanto mais novo, mais o piloto evolui. O talento influencia no tamanho dessa evolução e não no período de evolução. O talento é um potencializador dessa evolução. Um piloto com 21 anos "novato" evolui em menor grau do que um piloto de 21 anos "futuro campeão". A partir dos 31 anos, o piloto tem a tendência de quedas nos atributos. E isso será mais acentuado se ele não treinar ou participar da corrida, e ainda se o talento dele for baixo. Neste caso o talento influencia em aguentar o nível da queda de qualidade. Assim, o piloto só se aposentará se o manager o demitir, se isso não ocorrer, o piloto poderá ficar na equipe por toda vida. Existem pilotos com mais de 50 anos em algumas equipes, os quais só se aposentarão quando seus managers quiserem. É claro, que eles já perderam muita qualidade nos atributos também.

Toda terça-feira é atualizado o relatório de treino. Há quatro mensagens:

- 1ª "Um piloto seu está mostrando notáveis sinais de melhoramento. Talvez você deveria apostar muito neste piloto."
- 2ª "Um piloto seu está efetivamente manifestando progressos, embora poderíamos esperar mais."
- 3ª "Um piloto seu progride muito lentamente e talvez você deveria se concentrar mais nos pilotos mais jovens e talentosos."
- 4ª "Um piloto seu é alguém ao qual você não pode pedir mais nada. Você deveria encontrar algo melhor na praça."

Eles mostram em que nível seu piloto se encontra. Quanto menor o talento dele, mesmo quando novos, a tendência é que as mensagens sejam a 3ª ou a 4ª. Para um talento mediano, a 2ª mensagem pode surgir. Mas sem dúvida, para um grande talento a 1ª mensagem é a relacionada. Independente do talento, com o decorrer da idade, os relatórios vão piorando, até que com 31 anos eles tendem a ser a 4ª mensagem.
Esses relatórios também demonstram a qualidade da evolução, que vão passando a evoluir em menor escala de acordo com as lacunas de evolução. Existe uma divisão de qualidade de evolução por idade, mas ainda não temos esses dados. Por exemplo: de 19 anos até 21, o piloto cresce 0,8 no atributo de treinamento e 0,5 nas demais. de 21 a 23, ele cresce 0,6 no atributo de treinamento e 0,3 nas demais (são valores meramente aleatórios e somente servem para exemplificar as divisões de evolução).

Infelizmente ainda não temos uma pesquisa sólida para basear valores ou mensura-los. Mas um bom indicativo para conseguir tal parâmetro seriam as obervações dos relatórios de terça e o acompanhamento das evoluções dos treinamentos dos pilotos pelo arquivo do manager Gasonde logo abaixo no texto mostra como consegui-lo. Esse estudo tem o objetivo de conhecer os chamados decimais, que vislumbram a evolução do piloto e ainda auxiliam na escolha da regulagem ainda mais próxima do ideal, já que esta busca os pontos de bônus no tempo de volta.


* Esclarecimentos:

E ainda, o mais importante, é saber que o piloto que participa da corrida é excluído do treinamento. Assim, se você selecionar um piloto para o treinamento e o mesmo participar da corrida, este piloto ficará com a evolução somente da corrida ao invés das duas evoluções.
O jogo automaticamente deixa o piloto com o melhor tipo de treinamento, que é, sem dúvida, a corrida.

Outra questão importante, é saber que os "Eventos semanais", (que são os relacionados a esta página: http://www.mygpteam.com/weeklyCompetitions.php#/tabs-1) não possuem influência alguma sobre a evolução ou involução dos pilotos. Estes eventos são totalmente neutros, e só tem o objetivo de recreação ou testes de regulagens dos managers. Mas essencialmente eles não tem aditivos algum de qualidade nos pilotos ou nas equipes que participam dele. São corridas neutras, com peças iguais distribuídas pelo jogo para as equipes participantes do evento.


Acompanhamento dos treinos:

Com os esclarecimentos feitos, assim como a conceitualização dos talentos, ocorre a pergunta: Como acompanhar a evolução do meu piloto?

O manager Gas, formulou um arquivo em excel para este acompanhamento. O acesso a este arquivo pode ser feito neste link do Fórum Internacional (http://www.mygpteam.com/forum/viewTopic.php?idforum=2&idboard=220&idtopic=53700)
Caso o link para baixar tenha algum erro
, me prontifico de passar o arquivo via facebook, e-mail ou outro meio para o manager que quiser. Meu facebook é: https://www.facebook.com/deivid.felippemauricioou ainda pode entrar em contato comigo pelo jogo. 
No entanto, o vídeo deste link serve para visualizar o vídeo que ensina a mexer no arquivo. É muito útil.


Demais informes superficiais sobre as habilidades:

Como já discutido no fórum, o atributo "seguir trajetórias" é o atributo que mais tem valor de mercado com relação as habilidades primárias. E com relação as secundárias, a "técnica" é a que tem mais valor de mercado. A "técnica" ainda, tem uma grande relação com o desempenho em circuitos com ocasião de chuva, e "seguir trajetórias" com circuitos com muitas curvas. Assim, esses dois atributos são diferenciais nestes tipos de situações.
No entanto, se você quer um piloto de testes ou se deseja transforma-lo num engenheiro, então a habilidade secundária mais importante é a "mecânica".
Mas, um bom piloto, um piloto completo, necessariamente deve ter, principalmente, as habilidades primárias o máximo possível niveladas. Um piloto com somente "seguir trajetórias" elevado, não tem um bom preço de mercado. Assim como também não terá um bom desempenho em corrida, quanto um outro piloto com "seguir trajetórias" um pouco abaixo, mas com as outras habilidades primárias nivelas em grau mais alto.

O que acontece é que quando um piloto tem um atributo muito elevado, o seu DPI também se eleva, dando a impressão de que um DPI alto necessariamente ganhará de um DPI mais baixo. Mas, então, temos muitos fatores associados.

O primeiro seria o já abordado... o de um piloto com atributos desnivelados, com poucas halidades altas em contraste com outras bem mais baixas.
O segundo fator seria a influência da forma e da experiência. A forma é essencial para um piloto andar rápido. Mesmo um piloto com muita experiência, precisa da forma para estar rápido. E também um piloto com atributos altos, depende da forma para andar rápido. A forma é o único atributo que cresce após a prova, já no domingo. Como falado anteriormente, depende da posição do piloto na corrida. Assim, de décimo pra cima cresce, de décimo pra baixo cai. E esse atributo só chega a 20, mais que isso não cresce. Ao contrário da experiência, que pode ir além de 20, ou seja, fica oculto no jogo, mas ela cresce além do insuperável, assim como todos os outros atributos dos pilotos. Se a "técnica" chegar a insuperável, ela não para, se acontecer uma evolução deste atributo ele passará  de 20 (insuperável) para 21 (insuperável), mas ficará oculto no jogo, não passará graficamente para além de insuperável, mas será 21. Portanto, existem piloto mais velhos que conseguem ganhar de pilotos mais novos, mesmo com DPI bem abaixo e também com atributos bem abaixo do outro piloto, mas porque tem a experiência muito elevada, por exemplo, com experiência 34 (insuperável). A experiência ajuda o piloto a ser mais rápido e compensa a perda de qualidade nos atributos. A aliança de experiência e forma é muito eficaz. Além disso, a experiência aumenta a confiabilidade do piloto, evitando abandonos.
E ainda, de acordo com alguns usuários, a experiência diminui os gastos em transformar um piloto para engenheiro. (Isso não foi comprovado, somente é algo escrito por outro usuário, mas possivelmente é verdadeiro. Eventuais conclusões podem ser postadas por comentários ou mesmo aqui no post)


Creio que por enquanto seria essa a introdução do tema sobre pilotos. Foram dadas algumas ideias para permear pesquisas a respeito, que com a conclusão, podem abrir espaço para mais artigos.

Seria isso, e para sugestões ou reclamações, é só entrar em contato.

Dayvidson (Escuderia Campeões F1 - ID: 5620)
Deivid (Escuderia grave - ID: 6989)
Oliver_DC (Escuderia do Brasil - ID: 5613)
palitao29 (Escuderia palitations - ID: 5744)
Diógenes (Escuderia Purunan Racer - ID: 10884)
*CHORÃO (Escuderia CHARLIE BROWN JR - ID: 10959)
Talles (Escuderia Shot Race Team - ID: 6888)

20 de jun. de 2013

Staff - trabalho em grupo e número de membros

- Escrito por grave, auxílio de purunan (qualquer dúvida ou reclamação, entre em contato)

O staff é uma área de apoio para várias outras partes do jogo, como laboratórios, caça-talentos, circuito, entre outros. A qualidade do staff é medida não só pelo número de membros, mas também e quase principalmente pelo nível de "trabalho em grupo" do staff.

Portanto, não vale a pena ter um excessivo número de membros do um tipo de staff, com um "trabalho em grupo" em níveis alaranjados. O rendimento de todo o staff será ruim. Por exemplo: 30 mecânicos com "trabalho em grupo" catastrófico fazem uma troca de pneus mais lenta do que um grupo de 25 mecânicos com "trabalho em grupo" imenso.

Sempre que é contratado alguém para o staff, o nível de "trabalho em grupo" cai. Então a melhor alternativa é contratar um número mais ou menos próximo do ideal para cada especialidade. Como sempre, deve ser levado em consideração a saúde financeira, se a equipe necessitar de uma boa economia de dinheiro devem ser contratados poucos membros para o staff. Mas se a equipe estiver com chances de investir então é melhor contratar um bom número de staff, para evitar as quedas do nível de "trabalho em grupo" no decorrer das contratações de membros.

O nível de "trabalho em grupo" é tão importante que sua qualidade influencia na qualidade das peças que produz, na qualidade do piloto revelado, nas propostas de patrocinadores, no tempo de pitstops, no custo de manutenção do circuito, na eficiência da perda de peso dos pilotos, enfim, tudo que é a função dos membros do staff.

A função dos membros do staff está descrita nesta parte do Guia:

http://www.mygpteam.com/guide/gameGuide.php?page=4

Fiquem atentos, pois como mostra o guia, os mecânicos não servem apenas para a troca de pneus, mas também para evitar o desgaste das peças na corrida. Assim, como os publicitários que também tem influência na entrada de novos torcedores e o pessoal de manutenção no auxílio das vendas de merchandising.

Bom, voltando ao assunto de números, a partir de muitas conversas com vários usuários, inclusive com os italianos, se chegou ao número recomendativo de 30 membros para "mecânicos", "técnicos", "publicitários" e "obervadores". 20 para "preparadores físicos". E para o "pessoal de manutenção", o mesmo número de tipo peças que está vendendo, ou seja, se está vendendo os três primeiros tipos de peças do merchandising, então você deve ter 3 membros no pessoal de manutenção.

Nada impede que os managers tenham mais membros. Na minha equipe mesmo eu quebro essa recomendação tendo números diferentes de membros em vários setores. Esses números podem ser questionáveis e passíveis de revisão, mas foram os números ao qual chegamos como recomendável.

É claro, que qualquer que seja o número de membros do staff, o "trabalho em grupo" deve ser alto para que realmente tenha eficiência. Por isso é muito importante não deixar para contratar tardiamente, pelo menos, o número recomendado de membros para cada setor, assim evita-se as quedas futuras de qualidade no nível de "trabalho em grupo".

Outra coisa, o nível de "trabalho em grupo" só evolui com o tempo, ou seja, a evolução deste quesito não depende de de valor de investimento, até porque não existe, e de números de pilotos revelados, números de peças de merchandising vendidas, etc. Nada disso influencia na evolução do nível de "trabalho em grupo". "Trabalho em grupo" é a mesma coisa que entrosamento, e isso só cresce com o passar das semanas e pode levar muito tempo para chegar ao nível máximo. Quanto maior o número de membros, mais tempo para evoluir leva, assim também como quanto maior o nível mais tempo ele demora para passar para o próximo. Por exemplo: para passar do nível válido para o ótimo leva menos semanas do que para passar do nível perfeito para o legendário.


Deivid (Escuderia grave - ID:6989) e Diógenes (Escuderia Purunan Racer - ID: 10884)

10 de jun. de 2013

Investir em Merchandising

- Escrito por grave, auxílio de purunan (qualquer dúvida ou reclamação, entre em contato)

Esta é a área do jogo, com relação a investimentos, que tem lucro certo desde o início. O lucro pode até não ser relativamente alto, mas sempre haverá lucro.

Portanto é sempre muito importante investir nessa área.

No começo da equipe, sempre há o velho problema de falta de verba. Assim, mesmo querendo investir mais nesta área, o manager não consegue. E aliás, nem deve investir alto se a situação não estiver favorável.

Como merchandising é uma área muito boa para lucrar, vale a pena começar seu investimento, mesmo que seja com bem pouco, algo como 1.000 € ou 5.000 € semanais.

A evolução do merchandising está necessariamente ligada à quantidade de lugares disponíveis no circuito.
A melhor explicação sobre a relação evolução do nível de merchandising vs. lugares disponíveis no circuito, está no Guia do jogo: (descrita nesta parte do link abaixo)

http://www.mygpteam.com/guide/gameGuide.php?page=17

Portanto, o manager deve ficar atento, pois mesmo se aumentar o valor de investimento semanal, sem aumentar proporcionalmente os lugares no circuito relativos ao valor do investimento, o nível de qualidade do merchandising não irá evoluir e as peças novas não aparecerão.

Além disso, a evolução do merchadising não tem relação com o número de peças vendidas ou com o número de publicitários no staff. Como mencionado acima, a evolução do merchandising está somente ligada  ao valor do investimento semanal e o número de lugares disponíveis no circuito.

Então, surge outro problema. A falta de dinheiro para aumentar a capacidade de lugares no circuito. Isto pode ser amenizado com o aumento de lugares a campo, já que estes são os mais baratos para construir. Assim, aumente até o mínimo exigido para determinado valor de investimento com lugares a campo. Pelo menos faça isso no começo da sua gestão, nesses momentos onde é necessário a economia de dinheiro aliada a evolução.

Mas, ao mesmo tempo, é muito importante aproveitar todo o dinheiro que pode entrar com as corridas realizadas no seu circuito. Então, é importante que para isso tenham lugares disponíveis nos outros 3 setores diferentes dos "lugares a campo", como "arquibancadas curva", "arquibancadas retilíneo" e "lugares vip". Assim, você deve executar esse aumento o mais próximo possível da realização da corrida, ou bem antes se puder, já que pode ocorrer o velho esquecimento, com base numa ferramenta que ajuda a estipular o número de torcedores que virão ao seu circuito. O link com a ferramenta de contagem segue abaixo:

http://www.mygpteamtool.altervista.org/index_mygpteam_sit_your_fans.html

Detalhe: Obedeça o tempo limite para modificação no circuito, caso fizer a mudança pouco tempo antes da corrida, caso contrário suas modificações só poderão ser feitas depois da corrida, o que não adiantaria nada. E para que seu circuito se mantenha sempre com condições em 100%, já que o custo de manutenção é muito baixo em relação ao que se arrecada, é completamente sustentável. Se seu circuito estiver com condições abaixo de 100% o público diminuirá e seu retorno financeiro também.

Portanto, tenha persistência, pois merchandising é uma ótima área do jogo para conseguir muitos recursos para sua equipe.


Deivid (Escuderia grave - ID:6989) e Diógenes (Escuderia Purunan Racer - ID: 10884)

4 de jun. de 2013

Guia Oficial do Jogo

Alguns jogadores não reparam neste recurso oferecido pelo jogo ou simplesmente o ignoram. Ele fica meio escondidinho... É uma pequena palavra, "Guia", no canto superior direito da tela. Para os iniciantes é quase como "achar uma agulha no palheiro" ou "ler um livro complexo".


Nesta página oferecida pelo jogo, contém basicamente todos os ensinamentos necessários para se tornar um "expert" no jogo.

Se você está começando agora, nunca viu ou não quer ver o Guia do jogo, não sabe o que esta perdendo... Então clique e leia com calma cada informação oferecida nele.