30 de mai. de 2013

Laboratórios

- Escrito por grave, auxílio de purunan (qualquer dúvida ou reclamação, entre em contato)

Vamos falar um pouco agora sobre laboratórios. Vou tentar ser um pouco breve, já que o assunto é bem extenso.

Só mais uma coisa, vale lembrar que postarei aqui opiniões baseadas em minha experiência durante o jogo. Assim não pretendo criar um manual restringindo a conduta do manager, já que esse não é o único caminho, mas é o mais econômico que conheço.

1º - É aconselhável começar a investir somente em um tipo de laboratório. Investir em mais de um pode ser um risco muito grande para entrar em falência.

2º - Não investir além das capacidades semanais de dinheiro. Veja sua conta, regula ela de forma que não vire a semana no negativo. Você pode começar a investir baixo no laboratório, 1.000  ou 5.000  por semana, e ao chegar ao ponto máximo de evolução proporcional ao investimento, troque para o próximo valor, que seria 15.000 .
(Para saber mais sobre os valores e seus limites leia este link: http://www.mygpteam.com/guide/gameGuide.php?page=7)

3º - É necessário um engenheiro para que seu laboratório evolua. Lembre-se que seu laboratório não evoluirá sem um engenheiro, mesmo investindo a quantia máxima de 50.000  semanais.

4º - Assim, seguindo a minha própria experiência, como falei antes, organizei um método mais econômico do que eu usava anteriormente. É o método de contratação de engenheiros, baseados nos seus salários. Portanto seriam de 2 a 3 etapas de contratação de engenheiros.

a) A primeira seria contratar um engenheiro menos caro. Ele teria um valor médio de 400.000 € a 600.000 €. Para maior economia, o ideal é transformar um piloto em um engenheiro. Este piloto não deve ter o DPI alto, para que a multa de quebra de contrato não tenha valor alto. Nessa etapa também o piloto não precisa ter o atributo "mecânica" alto, já que este engenheiro não construirá peças e também é melhor um atributo baixo para um menor salário. O único atributo que deve ser escolhido é a "aptidão", já que é o único atributo que não cai durante a vida do engenheiro e este atributo também ajuda o laboratório evoluir mais rápido. Para o primeiro engenheiro, a "aptidão" deve ser entre as cores verdes e azuis, ou menor de acordo com as condições monetárias da equipe. Assim, recomendo o nível "grandioso" para "aptidão". O atributo "inovação" pode ser "casual" ou se preferir escolher manualmente um nível mais baixo para um menor salário no fim da contratação.
Devido a situação da equipe, já que para muitas esta etapa pode estar no começo da equipe, justamente quando há pouco dinheiro em caixa, o cuidado com qualquer gasto excessivo é importante. Por isso o salário do engenheiro tem que ser levado em conta, já que ele pode ser muito caro e complicar um pouco. Assim, a escolha dos níveis dos atributos deve ser muito bem pensada, principalmente porque este engenheiro não será o único, mas ele deve elevar bem o nível do laboratório.
Portanto, devemos saber que o atributo "aptidão" serve como um termômetro da evolução do laboratório. Quando o nível do laboratório chega perto do nível de "aptidão" do engenheiro, a tendência da evolução do laboratório é ficar mais lenta. Então, é recomendado esperar a evolução do laboratório ficar igual ou um nível acima da "aptidão" do engenheiro e depois trocar o mesmo.

b) Assim, o laboratório voltará a ter uma tendência mais rápida de evolução, com um engenheiro com aptidão maior do que o engenheiro anterior. Então o manager pode ter duas escolhas. Contratar um engenheiro definitivamente, escolhendo um engenheiro completo com todos os atributos altos, ou contratar um outro engenheiro intermediário que ainda não será o definitivo e não irá construir peças. Fica a critério do manager. Lembrando sempre, que sempre é mais barato transformar um piloto em engenheiro.
Assim, se for o engenheiro definitivo (o que irá construir peças), o piloto deve ter o atributo "mecânica" alto, de preferência algum nível "roxo". A "aptidão" deve também ser "roxa", e pode variar de acordo com a capacidade monetária da equipe. A variação do valor de um nível de atributo por outro pode ser muito alta, mas vale lembrar novamente, que o atributo "aptidão" é o único que não cai durante a vida do engenheiro, mesmo com a construção de peças. Recomenda-se um nível "insuperável" para este atributo ou "perfeito". A "mecânica" já será a do piloto e isso não dá pra escolher. "Inovação" também pode ser um nível "roxo", e também vai depender da situação monetária da equipe.
Um engenheiro deste nível pode variar entre uns 8 milhões para mais (este valor inclui contratação do piloto no mercado, transformação em engenheiro e pagamento da multa contratual). Mas o tempo de vida útil dele também é elevado. Fabricará peças de alto nível durante muitas temporadas.
Já tive engenheiros que não eram tão completos. Foram mais baratos. Na média de 5 a 3 milhões, mas não renderam peças de tanta qualidade quanto engenheiros mais completos como os desse tipo.
Há a opção de contratar engenheiros intermediários, que ainda não fabricarão peças, portanto serão mais baratos para contratar/transformar e terão salários menores também. Só devemos observar que eles devem ter o atributo "aptidão" maior que o do engenheiro anterior, se não o laboratório não evoluirá com uma boa velocidade.
Assim como também há a opção de fabricar peças com um engenheiro não tão completo quanto aquele mencionado anteriormente, de 8 milhões. No entanto, as chances de fabricar peças de alto nível serão mais baixas.

5º - Não é recomendado fabricar peças antes do nível de laboratório estar em algum nível azul. Primeiro porque as peças não terão qualidade proporcional ao custo-benefício de fabricação, portanto seria mais barato comprar uma peça da mesma qualidade no mercado. E segundo que quanto mais se fabrica peças, mais se desgasta os níveis dos atributos do engenheiro (exceto "aptidão" que não gasta), portanto o laboratório perderá um pouco de velocidade de evolução.

6º - Investir em instalações (relacionadas com o laboratório) pode ser importante também para a qualidade das peças. Mas esse quesito não é tão importante quanto ter um bom nível de laboratório. Portanto deve-se investir pouco, no começo, em instalações. Pois há um leve melhoramento, e ainda o principal aumento de qualidade de peças está no laboratório e no engenheiro. É bom investir em instalações, mas não se deve arriscar uma falência por elas. Pode-se começar investindo bem baixo, 1.000 € ou 5.000 , por exemplo. Outra coisa, a construção de peças não faz elevar ou baixar o nível das instalações, assim como a construção de peças também não influencia no nível do laboratório. A construção de peças, como falado anteriormente, só influencia na depreciação dos atributos "inovação" e "mecânica" do engenheiro. O nível de qualidade das instalações não cresce mais rápido se o engenheiro tiver atributos altos. Portanto, a evolução das instalações só depende do valor que é investido por semana e nada mais.

Então, aí estão algumas sugestões sobre como levantar um laboratório da forma mais saudável possível para a economia da equipe. Como falei anteriormente, este é um caminho que eu trilhei para montar meus laboratórios, e não é o único, mas creio que pode ajudar alguns managers a trilharem seus próprios caminhos laboratoriais.

Espero não ter estendido muito este post e também espero dúvidas ou comentários. Portanto fiquem a vontade para comunicar.


24 de mai. de 2013

Entrevista Com o Manager Grave


Atenção: Esta publicação é uma copiada do link:
http://interactiveproject.com/blog/2013/02/entrevista-com-o-manager-grave/

Todos o créditos são do mesmo que escreveu o artigo original.

Hoje entrevistamos o manager Grave, que venceu a F1 brasileira do MyGPTeam, tornando-se campeão.

Pergunta: Olá Grave, parabéns! Qual a sensação de ser o atual campeão na F1 do MyGPTeam?

Resposta: É uma sensação gratificante, pois todo o título em uma divisão bastante concorrida, como a F1 Brasileira, somente é conquistado com muito planejamento antecipado. A execução de um bom planejamento pode levar várias temporadas. Por isso um título é muito importante, na medida que faz o manager saber que está no caminho correto e que todo o planejamento não foi por acaso.

Pergunta: Quais foram as principais dificuldades?

Resposta: Além das dificuldades administrativas mencionadas anteriormente, que podem ser encarados como desafios, a F1 Brasileira está crescendo muito, o que leva a uma maior concorrência. Muitas equipes brasileiras estão investindo na base, produção de peças, instalações, etc; o que eleva o nível da mesma. Assim, quem busca o título deve investir mais do que na temporada anterior. Por isso vejo a concorrência como uma dificuldade em crescimento na F1 Brasileira. No entanto encaro esse fato como benéfico para a nossa divisão, pois todas as equipes crescem juntas, deixando a disputa em um nível ainda mais alto. A disputa se torna cada vez mais emocionante assim, além também de haver outras equipes com chances de vencer o campeonato.

Por isso, sei que a concorrência é uma dificuldade, mas não é algo maléfico. É justamente o contrário, a concorrência é uma força propulsão para a evolução de todas as equipes.

Pergunta: Quando você se deu conta que seria o campeão? Poderia nos contar um episódio simpático?

Resposta: Normalmente tenho a sensação quando faltam poucas corridas para o fim e a diferença matemática é suficiente para o segundo colocado não alcançar.

No entanto, a vitória expressiva do corinthiano (TODO PODEROSO TIMÃO) no circuito dele, nesta temporada, me fez pensar que dessa vez o título não viria. Tive que fazer várias melhorias de emergência, mesmo assim a disputa foi acirrada até o fim.

Pergunta: Qual conselho você daria a quem acabou de se inscrever no jogo e também tem o sonho de se tornar campeão?

Resposta: O pricinpal conselho é ter paciência e persistência. Pois é um jogo manager de longo prazo, o desenvolvimento é contínuo sem que as temporadas reiniciem do zero, então proporciona o acúmulo de valores ao longo das mesmas. Então para um equipe nova poder vencer uma equipe mais antiga, precisa primeiro de um bom planejamento de investimentos e depois de paciência para aproveitar o melhor momento de baixa das outras equipes.

Então para os novos jogadores, eles devem ter paciência, persistência e aind aprocurem ler o guia do jogo, pois lá há várias dicas de como evoluir sua equipe.

Pergunta: A quem você dedica esta vitória?

Resposta: Dedico esta vitória para toda a Comunidade Brasileira, onde sempre estamos discutindo e ajudando sobre melhorias de desempenho e no jogo. Além disso, há muito amigos por lá, que poderiam se tornar amigos fora do meio virtual se não fosse a geografia. Compartilhamos nossas alegrias e frustrações por lá, então não tenho como não dedicar este título para a COMUNIDADE BRASILEIRA do MYGPTEAM.

E que nossas equipes brasileiras cresçam cada vez mais.

Pergunta: O que mais lhe diverte e o que mais gosta no MyGPTeam?

Resposta: As disputas são o que mais me diverte no MyGPTeam. É emocionante ver a equipe evoluindo e disputando posições com equipes que antes você pensava que eram imbatíveis.

Além disso, o fórum também é divertido. Como falei anteriormente, lá há vários amigos e você sempre faz novos amigos também.

Tchau e obrigado pelo tempo que nos dedicou. Boa sorte na próxima temporada!

Muito obrigado ao MyGPTeam pela oportunidade. É um orgulho pra mim poder dar esta entrevista.

Desejo também um bom gerenciamento do jogo e boa sorte!

22 de mai. de 2013

Entrevistando Deivid, Campeão Mundial


Fiz uma pequena, porém muito legal entrevista com o Deivid, atual administrador da Escuderia Grave.

Ele acaba de realizar uma conquista inédita, ganhou o Campeonato Mundial, tornando-se assim o primeiro Brasileiro a conseguir o tão sonhado "Troféu Mundial".

Agradeço ao Deivid pela entrevista e o parabenizo pelo seu feito, parabéns!

Vamos então a entrevista, espero que gostem.

1. Há quanto tempo você participa do MyGPTeam?

Participo desde 2008-2009, fui penalizado numa conta que tinha de 2008 porque além dela, possuía outra conta, coisa ilegal no jogo, não se pode ter duas contas. Então decidi esperar e fazer uma nova conta sem multa na metade de 2009, que é esta conta que uso hoje. Então vamos arredondar para uns 4 anos de jogo.

De lá pra cá muita coisa mudou e foi adicionada. Naquela época não existia nem o Campeonato Mundial ainda.

2. Você esperava este título, agora, nesta temporada?

Não esperava, principalmente por o Herbert estar no Mundial com a equipe do Dino. Seria quase impossível ganhar deste piloto. Mas acabou que o Dino não participou, assim como a equipe inglesa. Os dois são grandes jogadores.

Na primeira fase a equipe do Goodwill não manteve o fôlego, além disso, na Final passada eu já havia superado ele, então foi só manter o mesmo nível. Os pilotos dele estavam mais desgastados pra essa temporada, ao invés dos meus que estavam em ascensão. Bom, o meu Rampengan já está em declínio, mas só que ele veio de um nível elevadíssimo e tem talvez mais uma temporada em alto nível.

Na final tinha que superar equipes que eu não sabia como vinham. Esse foi um grande problema. 

Ainda assim, o Sancho tinha boas chances de abandonar. Então minhas regulagens deveriam ser cautelosas em certo ponto, mas não lentas em excesso. Meu principal medo era de como vinha o Vozdovac, até porque ele já tinha um histórico mais extenso de finais. Enfim, a equipe Turca surpreendeu novamente. Sempre competitiva, fez frente ao Vozdovac e quase chega no Sancho. Foi além do esperado a Final, foi surpreendente e bem disputada. Emocionante.

3. Você acaba de entrar para a história MyGPTeam sendo o primeiro Brasileiro a ser Campeão Mundial. Como você se sente sabendo deste feito?

Sinto muito orgulho. Extremamente alegre e feliz por poder ser lembrado algum dia quando algum jogador ver o nome da grave e do Brasil estampado lá. É uma sensação sensacional! :DDDD, haHEHAhheA...

4. Hoje no Brasil a Escuderia Grave é modelo para as Escuderias mais jovens, qual seu sentimento em relação a isto?

É um sentimento de missão cumprida, pois desde o começo foi esse o objetivo, ser uma equipe com estrutura para brigar com equipes de ponta do mundo. Não intendia porque equipes que começaram ou mais antigas que a minha no Brasil não fizeram o mesmo papel de estruturação.

Via vários sites com jogadores de ponta e tals, e sempre me perguntei em como aqueles jogadores chegavam lá.

Quando entrei no jogo, na época tinha o nome de F1project, hoje MyGPTeam, decidi e vi a oportunidade de permanência longa no jogo. Poucas equipes investiam e isso era um nicho, é algo onde abre oportunidade pra quem decidi investir em estrutura. Sabia que se não tivesse estrutura bem feita, em alguns meses não teria o tempo suficiente para manter bom nível de compras e vendas. Enfim, naquela época eu tinha um certo tempo que hoje não tenho para investir no jogo. 

E sabia que só uma estrutura poderia substituir essa falta de tempo. E foi o que fiz.
Ganhar ou não seria questão de oportunidade, mas eu estaria pronto se ela abrisse a porta.

Então, hoje, quando vejo outras equipes se inspirando na grave, tenho o sentimento de completa satisfação com a missão que me propus. Antes, este era um caminho que somente eu vislumbrava, hoje outras pessoas podem perceber que este caminho não é errado, não é o único, mas ele com certeza pode levar a vários sucessos.

5. Muitos jogadores torcem pela Escuderia Grave, eu mesmo visto minha camiseta Grave sempre que esta participando do WC. O que você acha desta torcida?

HEAHhhae,,,,, extremamente épico. É, novamente, um grande e extremo orgulho. O fato principal, ainda, é saber que os próprios brasileiros torcem por isso. Deixa eu explicar...

Porque os brasileiros são potencialmente os primeiros “adversários”, já que pro mundial se classifica o campeão brasileiro. Então os brasileiros torcerem por mim é um fato realmente fenomenal e mostra uma maturidade desportiva absoluta.

Mas eu também não gostava nada, quando outras equipes brasileira foram para o mundial e não conseguiam boas colocações.

Além disso, é sempre uma preocupação enorme representar uma nação. É saber que sempre deve representar o melhor possível pra causar o menos de decepção possível também. Então quando vou pro mundial penso em fazer o melhor que posso, pra tentar ganhar o máximo. Quando o resultado no mundial não vem sempre é uma sensação ruim, de saber que um brasileiro socou o ar de raiva. Eu mesmo faço isso.

Então é sempre uma alegria imensa e uma grande preocupação.

Fico também muito grato pela torcida, principalmente quando existe o apoio. Quando o resultado esperado não vem, é onde a torcida faz a diferença. O apoio é fundamental. Por isso não posso deixar de agradecer ao apoio que todos deram na final da temporada passada, quando a vitória não veio.

Além disso, agradeço a amizade, já que além de torcedores, formamos potenciais amigos com esse passar do tempo no jogo.

6. Para finalizar esta entrevista defina com apenas uma palavra esta conquista e explica o porquê da escolha.

Surpreendente.

Nunca pensei em ser campeão mundial. Como falei, estaria pronto quando a oportunidade abrisse a porta, mas nunca pensei que teria essa chance. Quando ela abriu uma brechinha na temporada passada, não consegui entrar. E nunca pensei que tivesse outra oportunidade. Então ela veio novamente nessa temporada.

E para orgulho de todos nós brasileiros, nossa bandeira está lá para que todos possam ver que chegamos lá.

Agradeço muito a todos os amigos do Fórum, são fundamentais para o nosso sucesso. Excelentes. Só tenho a agradecer por esta oportunidade e farei o possível para retribuir tudo que vocês me proporcionam de bom.

Vlwww aewwWWWwwwWWww!!!!!! YYYyYYYYyyyyyyyyyyyyyyyhHHhhHHhhhaAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!! BRASIL!

21 de mai. de 2013

Vídeo de Apresentação MyGPTeam

Abaixo segue o vídeo de propaganda do MyGPTeam, vale apena conferir.


Como Participar do Fórum


Galera segue abaixo um super vídeo que fiz que explica em detalhes como participar do fórum brasileiro.
Eu espero que este vídeo ajude quem tem dúvidas de como participar.